segunda-feira, 30 de julho de 2012

Como faço muros de pedras com relevo.

Então em seguimento da nova mensagem de ontem aqui vai esta que serve para explicar como consegui começar a fazer muros com o relevo das pedras. Claro que foi mais uma barreira ultrapassada para a pequena escala N, escala esta que pelos vistos em Portugal cada vez tem menos adeptos - esteja eu enganado!

Então é assim, um dia estava eu a ver um programa no Disney Channel que se chama Art Atack e vi o apresentador fazer uns relevos com uns pincéis. Assim decidi procurar aquela técnica pela Internet e finalmente encontrei algo parecido com o que tinha visto no programa de televisão, então foi só alterar umas pequenas coisas e começar a fazer muros experimentais á minha maneira.

Material necessário: pincéis velhos, pincéis bons para pintar, tintas, cola branca, espuma de floristas(penso que se chama assim) e x-acto.

Primeiro comprei uma espuma numa florista, espuma essa que as ditas floristas usam para manter as flores humedecidas com água. Atenção existem 2 tipos de espuma um mais frágil que se desfaz com facilidade e outro tipo mais compacto e mais resistente. Mesmo este mais resistente que utilizei e recomendo requer alguns cuidados de manuseamento para que a forma do muro não fique perdida. Esta espuma é extremamente barata custa +/- 0,50€.

Segue-se uma foto da referida espuma:

 A seguir com a ajuda de um x-acto ou até mesmo uma folha de serra corta-se uma "fatia" da espuma com a espessura do muro pretendida. Depois logicamente á fatia vamos também cortar a altura ficando assim com um muro já liso.
É agora que entram os pincéis que convém que sejam velhos para não termos de estragar uns novos, pois temos que alterar os pincéis para que estes fiquem a servir para a finalidade que lhes será atribuída.

Segue-se a foto dos pincéis:


Ora aí está a alteração é precisamente tirar os pelos velhos que não servem para pintar e amassar a ponta do metal em forma de rectângulo ou quadrado e esta não precisa de ser perfeita. Para a escala N eu utilizei pincéis com os tamanhos 1, 3, 4. Os tamanhos dos pincéis farão os tamanhos de cada pedra, devem ser utilizados num mínimo 2 pincéis diferentes para as pedras do muro não ficarem todas iguais.

A seguir temos que "carimbar" com os pincéis no muro de espuma já cortada, "carimbamos" várias vezes. Isto irá fazer os "sulcos" das pedras.

Por fim temos de colocar o muro no lugar, para isso utilizei cola branca sem água. Depois deixei secar e voltei a aplicar cola branca mas esta diluída com água e sobre todo o muro, a aplicação foi feita com um pincel próximo da espuma deixando várias gotas para a mesma absorver.
Após a espuma secar esta ficará dura pois a cola depois de seca fica bastante sólida.

Segue-se uma foto de um muro sem a pintura:


É agora que chegamos á parte da pintura, primeiro apliquei tinta acrílica de cor cinzento claro em todo o muro. A seguir apliquei uma mistura de preto com uma cor que tenho e que se chama "Gun Metal" isto deu um cinzento muito parecido com a cor do cimento. Por fim voltei a aplicar o cinzento claro com um pincel n.º 0 só sobre as partes altas das pedras. Se tudo correr bem o verde da espuma também irá aparecer aqui e ali no muro, e isso dará a sensação de musgos e ervas que aparecem na realidade nas zonas húmidas dos muros reais.

Deixo aqui umas imagens das tintas que usei, o preto não será necessário pois preto é preto, mas as outras podem ver as marcas e as referências:



Depois de ter feito vários muros de várias maneiras na minha maqueta está foi a que mais me satisfez e penso que irei utilizá-la muitas mais vezes, pois não é muito complicada e até permite fazer os muros realistas com alguma rapidez.

Seguem-se fotos do final do trabalho:



Espero que esta dica seja do agrado de alguém pois como já referi algures aqui neste blog quando comecei a fazer a minha maqueta as dicas eram escassas, e nas casas especializadas que vendiam os produtos para as maquetas, essas sabiam tanto como eu. Felizmente isso tem vindo a alterar ao longo dos últimos tempos, mas umas ideias partilhadas na Internet dão sempre jeito.

Até breve!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário